24/04/2024 - ARARAQUARA - O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), participou, na segunda-feira (22/5), às10h00, de uma visita no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA). Na oportunidade, recepcionado pelo Diretor Técnico de Serviços, Walter Manso Figueiredo, Dimas Ramalho vistoriou as dependências da unidade, conheceu as instalações e equipamentos e conversou com os profissionais que prestam serviço na unidade.

Durante a agenda, o Conselheiro e o Diretor do SESA falaram sobre a operacionalização e serviços oferecidos pela rede pública de saúde, com foco especial no atendimento prestado pela unidade, tanto nas demandas do município, quanto no atendimento de encaminhamentos da Diretoria Regional de Saúde (DRS).

A unidade, considerada referência no tratamento da tuberculose e hanseníase, presta serviços de enfermagem, pediatria, ginecologia-obstetrícia, vacinação e clínica médica, além de assistência especializada no acompanhamento de portadores de HIV/AIDS e no tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – HPV, sífilis congênita e hepatites virais.

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1947, o SESA surgiu para exercer, dentro dos limites do município, as funções de unidade sanitária. Em 1958 foi transferido, por meio da Lei 4.846/58, para a Universidade de São Paulo (USP), passando a atuar como Instituto Complementar da universidade, estando subordinada à Faculdade de Saúde Pública da USP, consolidando-se como um campo de estágio aos alunos da área.